Jovens Cabofrienses Amargam a Falta de Oportunidades.

                                            


Representando quase 45% da população brasileira, os jovens possuem uma série de dificuldades nas mais diversas áreas de suas vidas. A principal delas, a que mais depende da participação do Poder Público, é o ingresso no mercado de trabalho, que faz com que esta parcela da nossa sociedade viva sem oportunidades dignas e sem perspectivas de futuro. Estima-se que pelo menos um em cada cinco desses jovens, hoje, nem estudem e ne trabalhem.

Esta realidade brasileira não é diferente do cotidiano da cidade de Cabo Frio, que conta com sua juventude em grandes dificuldades. Falta oferta de cursos de qualificação, falta incentivo para o empreendedorismo, faltam opções de trabalho, historicamente faltou um projeto por parte do Poder Público que ajude os jovens cabo-frienses conseguirem seu espaço ao sol.

A falta de empregabilidade na cidade de Cabo Frio é gravíssima, contamos apenas com um tímido comércio, atualmente fortemente impactado pelos efeitos negativos que a covid-19 trouxe a economia, uma quase falida empresa de transporte coletivo que teve seu orçamento corroído com a queda no número de passageiros causado pelo transporte de aplicativo e uma salina praticamente desativada.

Além disso até mesmo os poucos jovens que conseguem se qualificar tem que sair da cidade para conquistar suas vagas no mercado de trabalho já que a demanda para profissionais de alta qualificação e salários atrativos é praticamente inexistente.

É claro que podemos pensar em programas como os já existentes para o primeiro emprego, mas esses programas não cobrem a maior parte dos jovens que são de 23 a 29 anos que em sua grande maioria estão sufocados pela falta de oportunidade e programas focados para sua inserção no mercado de trabalho.

A cidade de Cabo Frio precisa urgentemente de incentivos para que as empresas se instalem e gerem empregos, temos vários nichos que seriam atraídos, porém quero citar o nicho Tech.

No meu próximo artigo falarei sobre como o nicho Tech pode abrir o horizonte para a juventude da cidade e além disso alavancar a economia e arrecadação local.

Comentários